Como melhorar o atendimento ao cliente? Não é fácil!

-Definição de atendimento ao cliente
-Como melhorar o atendimento ao cliente sem entender perfeitamente o que ele é?

Podemos dizer que o atendimento ao cliente eficiente é o conjunto de todos os esforços da empresa para obterem as respostas que precisam, as informações que desejam, os serviços que procuram enfim um atendimento com rapidez e de forma satisfatória.

Não é fácil!

O Bairro do Brás não é o melhor lugar para se ter como exemplo em atendimento (com raras exceções). Dá para se aprender bastante de que o que Sua empresa não deve fazer.

Aqui alguns passos a serem dados em diferentes momentos do atendimento:

*É uma boa oportunidade de passar todas essas recomendações para sua equipe e deixar claro para eles que é preciso assumir uma nova atitude hoje em dia e para quem quer realmente melhorar a qualidade da relação com o cliente, seguem algumas dicas:

“Não adivinhe o que ele precisa, deixe o cliente falar” 

– Mostre para o cliente que tem interesse em resolver o problema dele independentemente de qualquer coisa;
Assim que se recebe um chamado, deve-se deixar bem claro para o cliente toda determinação em resolver todos Seus pedidos, seja ele qual for.


-Entenda melhor o que ele precisa, pergunte pesquise anote o máximo de informações

-Na conversa, é bom repetir o que o cliente diz, com outras palavras, para se certificar que Você entendeu bem.

-Procure solucionar a questão com base em sua própria experiência – não no que você acha que o cliente quer ouvir;

-Nunca prometa algo que não se tem certeza se poderá ser mesmo cumprido, não divulgue produtos que ainda irá receber.

-Em casos de extrema importância, como o restabelecimento do fornecimento de uma matéria-prima, é extremamente importante manter o cliente a par de todas as providências que estão sendo tomadas e do andamento da resolução do problema, passo a passo, antecipando-se a um contato dele em busca dessas informações.

-Há muitos casos em que o cliente quer apenas fazer um desabafo, ser ouvido, mesmo que tudo já esteja em ordem ou em andamento.

-É interessante aproveitar para passar ao cliente um sentimento de segurança nas providências que serão tomadas pela empresa.

-Nunca se deve tentar resolver rapidamente um problema para passar ao próximo atendimento, “fazer a fila andar”. O cliente percebe isso. É de suma importância mostrar comprometimento e atenção, sempre!

Atendendo reclamações

-Inicialmente, deve-se concordar com o cliente nervoso, mostrando que estão juntos para resolver seu problema.
-Faça perguntas específicas sobre o problema do cliente para identificar a necessidade dele;
-Não se deve ter receio de assumir erros e pedir desculpas.
-Se o cliente começar a gritar, uma técnica é começar a falar um pouco mais baixo e demonstrar bastante calma e assertividade para resolver o problema. Normalmente isso pode fazê-lo mudar o tom de voz.

Fale mais baixo e demonstre calma ao lidar com clientes nervosos”

-Existe um período crítico para resolver a reclamação do cliente: Entre 24 e 48 horas. Caso extrapole esse período, é preciso entrar em contato com ele, explicar o que ocorreu e quais as novas providências.

-O gestor ou empreendedor deve ficar atento se começar a não receber mais reclamações.

-Ou elas estão sendo desviadas de você
-Ouclientes desistiram de sua empresa como um provedora confiável de soluções para eles!

Confira nossas dicas sobre como atender os clientes difíceis.

Colhendo Feedback

Ao final de cada chamado é preciso perguntar ao cliente se suas solicitações foram resolvidas, e pedir sugestões ou se ficou alguma dúvida.

– IMPORTANTE Gestores ou Sócios da empresa devem conversar regularmente com clientes-chave, descobrir o que admiram em sua empresa e o que precisa ser melhorado.

“O feedback vai te deixar por dentro do que os clientes acham de sua empresa”

Comunique aos clientes que essas informações serão revertidos em ações concretas.

Use as informações para identificar lacunas no atendimento e promover as melhorias adequadas de forma prática e objetiva.

– Cultivando o relacionamento

-Pense em seus clientes a longo prazo. Conquistar um cliente é muito mais caro que manter um (ditado antigo).

-Enxergue a sua empresa como referência no atendimento aos Seus clientes, buscando soluções satisfatórias sempre que eles precisam delas.

-No decorrer de seu relacionamento com Seu Cliente a cada novo negócio Ele irá trazer muitas oportunidades. Atendê-lo corretamente e com satisfação mesmo sendo pequeno trará uma fidelidade e com isso Sua empresa somará todo tempo.

Todo contato com o cliente deve ser feito com a mesma satisfação dispensada a um novo cliente, aquele que sua empresa acabou de conquistar!

Os Clientes estão mais antenados fique atento as mudanças do mercado e às novas práticas dos clientes. Não o inverso! Se seus clientes buscam atendimento via Whatsapp, esse é o canal que você deve usar; Se seus clientes buscam seu site ou loja virtual você deve fazer! Fique atento a outras situações que Você deverá atender.

O importante é Manter o contato regular com seus clientes hoje se tem várias formas (caso Vc precise de saber os caminhos não exite pegunte-me), mesmo com aqueles que se tornaram habituais e compram “automaticamente”.

-Você percebeu que o segredo de como melhorar o atendimento é estar sempre presente na mente dele como um parceiro e que Você e Sua empresa é o lugar certo para adquirir Seu produto e que não terá problemas pois

Você estará sempre auxiliando e ajudando a superar o que quer que tenha acontecido.

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Comentários (3)
  • terry terrell

    QUALQUER PERGUNTA TEREI O ENORME PRAZER EM RESPONDER … TERRY

  • emanuela

    Queria ver as peças , mas não consigo

  • Lauro Milero

    O atendimento ao cliente na minha opinião é a coisa mais importante no comércio ou prestação de serviços. De nada adianta todo o esforço de marketing se a venda a perdida depois que o cliente chega no ponto de venda. Precisamos trabalhar sempre o treinamento de nossas equipes

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