Crescimento do marketplace no Brasil
Marketplace está cada vez mais em alta no país, no mercado brasileiro desde 2006, o meio começou a ter uma grande explosão no mercado em 2016. Em 2019 o marketplace se expandiu ainda mais que o e-commerce, o marketplace apresentou um crescimento de 13%, enquanto o e-commerce apresentou um crescimento de 12%.
Então já era possível notar que o marketplace no Brasil estava crescendo muito mesmo sem os tempos de pandemia, porém com as restrições da COVID19, o aumento acabou sendo ainda mais acelerado, pois é um local de compra que acabava substituindo shoppings Center e outros estabelecimentos que abriam.
É interessante notar que muitos consumidores não sabem nem ao menos o que é exatamente o marketplace e como ele pode impactar diretamente na vida da população.
Marketplace nada mais é que um grande shopping virtual
Marketplace nada mais é que um grande shopping virtual, em que você pode encontrar diversos produtos nele, exemplos de marketplace são a Americanas.com, Mercado Livre e a OLX e um shopping atacadista o Bras Aqui ( www.shoppingbrasaqui.com.br ).
A crescente de marketplace não é algo que é exclusivo no Brasil, mas sim no mundo todo, mas nos EUA já está no mercado há mais tempo, no Brasil só começou a se usar esse modelo em 2006, quem iniciador da jornada de marketplace no país foi o site Mercado Livre, que ainda está no mercado até os dias atuais, tendo até sucesso na área.
O marketplace na pandemia
O marketplace já estava ganhando notoriedade no mercado brasileiro antes dos acontecimentos que levaram aos lockdowns e o fechamento de comércios, com o problema da pandemia, as pequenas e médias empresas tiveram que se reinventar para que consiga vender seus produtos adequadamente, afinal as lojas físicas acabaram não podendo abrir nesse período, o que acabou forçando eles a migraram por meios on-line, para assim não se arruinar durante o período que as lojas físicas não funcionavam.
Uma solução que acabou dando benefícios a muitos varejistas e atacadistas, pois muitos ganharam mais visibilidade nas vendas de seus produtos, alcançando pessoas que geralmente não compravam com frequência, gerando mais vendas por conta dessa nova forma de vendas os shoppings virtuais.
Estudos da empresa Visa apontou que na América Latina que as compras on-line aumentaram gradativamente em 56%, no Brasil subiu para 11% a utilização dos cartões da empresa entre janeiro e junho de 2020.
O Marketplace no Brasil não parava de crescer, mesmo sem a pandemia, com a pandemia os números desse tipo de negócio acabou disparando e hoje é uma grande tendência do mercado.